Como o Dia do Trabalhador surgiu
- Giovanna Barros
- 30 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Neste dia 1º de maio, é celebrado o Dia do Trabalho internacionalmente. É provável que você já esteja familiarizado com este feriado, mas já parou para pensar como ele surgiu e por que continua tão relevante nos dias de hoje?
Para entender melhor a importância deste feriado, é preciso revisitar os acontecimentos deste mesmo dia em 1886, nos Estados Unidos. Para contextualizar, naquela época e ao longo do século XIX em geral, as condições de trabalho eram extremamente precárias e colocavam em risco até mesmo a vida dos trabalhadores.
Cansados das rotinas desumanas de trabalho nas quais estavam inseridos, os trabalhadores de Chicago decidiram protestar pela redução da jornada de trabalho, que era de 12 horas diárias na época. E então, no 1º dia maio de 1886, teve início em nos Estados Unidos a grande greve que levou para às ruas cerca de 340 mil manifestantes, e se seguiu por vários dias consecutivos.
No entanto, os trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho foram recebidos com forte repressão policial. Já no terceiro dia de paralisação, a polícia chegou a matar alguns dos protestantes, aumentando mais ainda a comoção geral.
Ainda nessas condições, os protestos continuaram e, no dia seguinte, os manifestantes foram para a Praça Haymarket para expressarem sua indignação pelas mortes ocorridas. Contudo, o que deveria ser um protesto pacífico rapidamente se transformou em um cenário de violência.
Tudo começou quando uma bomba explodiu perto de um grupo de policiais, matando quatro civis e sete agentes. A origem da bomba ainda é desconhecida, mas muitos acreditam que tenha sido lançada pelos próprios policiais para que pudessem justificar a violência que usaram contra os trabalhadores.
Depois da explosão, a repressão policial se intensificou e inúmeros trabalhadores foram presos de uma só vez. Estima-se que mais de 100 trabalhadores tenham se ferido neste dia. Depois do ocorrido, o dia 1º de maio começou a ser usado como uma forma de lembrar os protestos e as vidas perdidas em 1886. A data se solidificou de vez quando os franceses reduziram a jornada de trabalho para 8 horas e declararam feriado nacional nela, em 1919.
Comments