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Alta performance em vendas: 7 Dicas para aprimorar o time e ter resultados

  • Matheus Cavalcante
  • 8 de fev. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2024


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O sonho de todo gestor comercial é poder contar com uma equipe com alta performance em vendas. Mas o que isso significa de fato?


Segundo uma pesquisa, quase 60% dos vendedores acreditam que tiveram um dia de alta performance quando conseguiram bater suas metas conforme planejado.


Realmente, a alta performance ocorre quando se consegue atingir resultados sólidos e constantes. Em um time de vendas, essa é uma condição essencial para aumentar a competitividade do modelo de negócio e ocupar posição de destaque no mercado.


Pensando nisso, se você quer saber como desenvolver equipes de alta performance em vendas e quer conhecer as principais dicas para isso, saiba que você clicou no conteúdo certo.


Nas próximas linhas, vamos dar 7 dicas valiosas para colocar em prática com seus vendedores e alcançar resultados relevantes e competitivos:


  1. Saiba recrutar bons talentos;

  2. Tenha processos claros e com etapas bem definidas;

  3. Invista em treinamentos e capacitação do time de vendas;

  4. Estabeleça metas desafiadoras;

  5. Ofereça feedbacks à equipe;

  6. Reconheça e valorize os vendedores;

  7. Use a tecnologia como aliada.


Quer saber mais? Então tenha uma ótima leitura! 


O que é alta performance em vendas?


De modo geral, alta performance em vendas é quando uma equipe de vendas atinge resultados excepcionais de forma consistente, excedendo suas metas. Significa que essa equipe desfruta de boas habilidades de comunicação e negociação, conhecimento do produto e tem um bom relacionamento com os clientes. 

 

No entanto, definir o que é alta performance em vendas pode ser um pouco complexo, já que envolve diferentes questões, desde a cultura organizacional da empresa até as habilidades individuais do vendedor.


Além disso, não é possível definir um conceito único para esse termo, já que uma boa performance pode variar de acordo com as perspectivas e objetivos de cada empresa.


Ainda assim, podemos dizer que a alta performance está relacionada à constância. Ou seja, não adianta ter uma equipe que alcança todas as metas em um mês, mas no seguinte não consegue entregar o mesmo resultado.


Quando pensamos em como a liderança pode desenvolver times de alta performance, devemos buscar por uma equipe que alcance os resultados sem altos e baixos. Ou seja, que mantenha uma estabilidade – e que sempre procure melhorar.


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7 dicas para ter um time de vendas de alta performance


Esse tópico é destinado principalmente para a liderança: como desenvolver times de alta performance? Se esse é um desafio na sua empresa, aproveite bastante!


1. Saiba recrutar bons talentos


Para ter uma equipe com alta performance em vendas, tudo começa no processo de recrutamento e seleção.


É de extrema importância que você saiba que características dos vendedores que vão compor o seu time precisam ter. Nesse sentido, estabeleça o conjunto de habilidades, conhecimentos e comportamentos que você considera indispensáveis em um bom profissional de vendas.


Atentar-se a esse aspecto é extremamente importante para a construção de uma equipe forte, coesa e com grande potencial para trazer bons resultados. Além disso, quando a seleção de talentos é bem realizada, evita-se a alta turnover ou rotatividade de pessoal.


Estabeleça uma lista com as soft skills e hard skills essenciais para os colaboradores de uma equipe de vendas de alta performance. Alguns exemplos de hard skills são:


  • graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado;

  • cursos técnicos e profissionalizantes;

  • proficiência em línguas estrangeiras;

  • conhecimentos específicos sobre determinadas ferramentas (como um software de CRM, por exemplo).

Já algumas das principais características de soft skills para equipe de vendas são, entre outras:


  • inteligência emocional;

  • escuta ativa;

  • resiliência;

  • boa comunicação;

  • saber trabalhar em equipe (colaboratividade).


2. Tenha processos claros e com etapas bem definidas


Um time de alta performance em vendas depende de processos de vendas claramente estabelecidos e com etapas bem definidas.


Assim, procure esclarecer ao máximo para os colaboradores como o fluxo de vendas deve funcionar e as responsabilidades de cada um.


Com a dinâmica comercial bem desenhada, os vendedores conseguem trabalhar com fluidez, eficiência e produtividade.


Processos claros ajudam também a reduzir falhas e retrabalhos consideravelmente e a aumentar o controle do gestor sobre a execução das tarefas cotidianas do time de vendas.

Definir regras de negócio pode ajudar muito os vendedores e atendentes de suporte.


3. Invista em treinamentos e capacitação do time de vendas


Recrutar bons talentos com habilidades e conhecimentos específicos e contar com processos comerciais claramente definidos é essencial para construir um bom time. 


Entretanto, também é necessário investir em treinamentos e capacitação dos colaboradores para desenvolver uma equipe de vendas de alta performance, desde o processo de onboarding e integração na empresa.


Periodicamente, busque oferecer minicursos, workshops e palestras ao time de vendas para tratar de assuntos que você considera importantes, como formas de abordagem ao cliente, novas estratégias comerciais, como manusear softwares de gestão de clientes e etapas do processo de vendas.


Essa é uma maneira de mantê-los atualizados e também integrar os novos talentos que passaram a fazer parte do time.


4. Estabeleça metas desafiadoras


Outro ponto importante para a construção de um time de alta performance em vendas é saber definir metas nem muito fáceis nem impossíveis, mas sim desafiadoras.


Com metas muito simples, os vendedores podem se sentir subestimados, por vezes deixando de dar o seu melhor por saber que o mínimo já é suficiente para alcançar os objetivos. 


Já as metas praticamente impossíveis de serem alcançadas farão com que eles se sintam desmotivados a persegui-las, um dos maiores erros de empresas e chefes que acham que podem exigir tudo de seus colaboradores, mas sem dar as ferramentas necessárias.


Portanto, o ideal é que as metas sejam desafiadoras. Além disso, é importante que você consiga mensurá-las para acompanhar o desempenho da equipe.


5. Ofereça feedbacks à equipe


A alta performance está atrelada ao engajamento da equipe. E uma maneira de engajar os colaboradores é oferecendo a eles um feedback constante sobre a performance individual e coletiva.


Com base nos resultados apontados pelos indicadores de desempenho e no que você, gestor, tem observado no dia a dia, mostre para o time o que tem dado certo e quais pontos são necessários melhorar.


Essa é também uma oportunidade para alinhar expectativas e rever estratégias.


6. Reconheça e valorize os vendedores


O vendedor que se sente reconhecido e valorizado tende a se empenhar mais em suas funções para alcançar resultados cada vez melhores.


Uma maneira de você fazer isso é oferecer prêmios e recompensas relevantes quando as metas forem atingidas, como viagens e jantares, indo além das tradicionais comissões e bônus. 


Assim, com recompensas mais aspiracionais, a equipe ficará mais motivada e engajada.


7. Use a tecnologia como aliada


A tecnologia pode ser uma grande aliada na implementação da cultura de alta performance em vendas.


Com um bom software de CRM, por exemplo, os vendedores conseguem gerenciar melhor o funil de vendas, centralizar as informações estratégicas sobre os clientes e ter acesso a relatórios completos que vão direcionar melhor as tomadas de decisão.


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