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Alta performance em vendas: 7 Dicas para aprimorar o time e ter resultados

  • Matheus Cavalcante
  • 8 de fev. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2024



O sonho de todo gestor comercial é poder contar com uma equipe com alta performance em vendas. Mas o que isso significa de fato?


Segundo uma pesquisa, quase 60% dos vendedores acreditam que tiveram um dia de alta performance quando conseguiram bater suas metas conforme planejado.


Realmente, a alta performance ocorre quando se consegue atingir resultados sólidos e constantes. Em um time de vendas, essa é uma condição essencial para aumentar a competitividade do modelo de negócio e ocupar posição de destaque no mercado.


Pensando nisso, se você quer saber como desenvolver equipes de alta performance em vendas e quer conhecer as principais dicas para isso, saiba que você clicou no conteúdo certo.


Nas próximas linhas, vamos dar 7 dicas valiosas para colocar em prática com seus vendedores e alcançar resultados relevantes e competitivos:


  1. Saiba recrutar bons talentos;

  2. Tenha processos claros e com etapas bem definidas;

  3. Invista em treinamentos e capacitação do time de vendas;

  4. Estabeleça metas desafiadoras;

  5. Ofereça feedbacks à equipe;

  6. Reconheça e valorize os vendedores;

  7. Use a tecnologia como aliada.


Quer saber mais? Então tenha uma ótima leitura! 


O que é alta performance em vendas?


De modo geral, alta performance em vendas é quando uma equipe de vendas atinge resultados excepcionais de forma consistente, excedendo suas metas. Significa que essa equipe desfruta de boas habilidades de comunicação e negociação, conhecimento do produto e tem um bom relacionamento com os clientes. 

 

No entanto, definir o que é alta performance em vendas pode ser um pouco complexo, já que envolve diferentes questões, desde a cultura organizacional da empresa até as habilidades individuais do vendedor.


Além disso, não é possível definir um conceito único para esse termo, já que uma boa performance pode variar de acordo com as perspectivas e objetivos de cada empresa.


Ainda assim, podemos dizer que a alta performance está relacionada à constância. Ou seja, não adianta ter uma equipe que alcança todas as metas em um mês, mas no seguinte não consegue entregar o mesmo resultado.


Quando pensamos em como a liderança pode desenvolver times de alta performance, devemos buscar por uma equipe que alcance os resultados sem altos e baixos. Ou seja, que mantenha uma estabilidade – e que sempre procure melhorar.




7 dicas para ter um time de vendas de alta performance


Esse tópico é destinado principalmente para a liderança: como desenvolver times de alta performance? Se esse é um desafio na sua empresa, aproveite bastante!


1. Saiba recrutar bons talentos


Para ter uma equipe com alta performance em vendas, tudo começa no processo de recrutamento e seleção.


É de extrema importância que você saiba que características dos vendedores que vão compor o seu time precisam ter. Nesse sentido, estabeleça o conjunto de habilidades, conhecimentos e comportamentos que você considera indispensáveis em um bom profissional de vendas.


Atentar-se a esse aspecto é extremamente importante para a construção de uma equipe forte, coesa e com grande potencial para trazer bons resultados. Além disso, quando a seleção de talentos é bem realizada, evita-se a alta turnover ou rotatividade de pessoal.


Estabeleça uma lista com as soft skills e hard skills essenciais para os colaboradores de uma equipe de vendas de alta performance. Alguns exemplos de hard skills são:


  • graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado;

  • cursos técnicos e profissionalizantes;

  • proficiência em línguas estrangeiras;

  • conhecimentos específicos sobre determinadas ferramentas (como um software de CRM, por exemplo).

Já algumas das principais características de soft skills para equipe de vendas são, entre outras:


  • inteligência emocional;

  • escuta ativa;

  • resiliência;

  • boa comunicação;

  • saber trabalhar em equipe (colaboratividade).


2. Tenha processos claros e com etapas bem definidas


Um time de alta performance em vendas depende de processos de vendas claramente estabelecidos e com etapas bem definidas.


Assim, procure esclarecer ao máximo para os colaboradores como o fluxo de vendas deve funcionar e as responsabilidades de cada um.


Com a dinâmica comercial bem desenhada, os vendedores conseguem trabalhar com fluidez, eficiência e produtividade.


Processos claros ajudam também a reduzir falhas e retrabalhos consideravelmente e a aumentar o controle do gestor sobre a execução das tarefas cotidianas do time de vendas.

Definir regras de negócio pode ajudar muito os vendedores e atendentes de suporte.


3. Invista em treinamentos e capacitação do time de vendas


Recrutar bons talentos com habilidades e conhecimentos específicos e contar com processos comerciais claramente definidos é essencial para construir um bom time. 


Entretanto, também é necessário investir em treinamentos e capacitação dos colaboradores para desenvolver uma equipe de vendas de alta performance, desde o processo de onboarding e integração na empresa.


Periodicamente, busque oferecer minicursos, workshops e palestras ao time de vendas para tratar de assuntos que você considera importantes, como formas de abordagem ao cliente, novas estratégias comerciais, como manusear softwares de gestão de clientes e etapas do processo de vendas.


Essa é uma maneira de mantê-los atualizados e também integrar os novos talentos que passaram a fazer parte do time.


4. Estabeleça metas desafiadoras


Outro ponto importante para a construção de um time de alta performance em vendas é saber definir metas nem muito fáceis nem impossíveis, mas sim desafiadoras.


Com metas muito simples, os vendedores podem se sentir subestimados, por vezes deixando de dar o seu melhor por saber que o mínimo já é suficiente para alcançar os objetivos. 


Já as metas praticamente impossíveis de serem alcançadas farão com que eles se sintam desmotivados a persegui-las, um dos maiores erros de empresas e chefes que acham que podem exigir tudo de seus colaboradores, mas sem dar as ferramentas necessárias.


Portanto, o ideal é que as metas sejam desafiadoras. Além disso, é importante que você consiga mensurá-las para acompanhar o desempenho da equipe.


5. Ofereça feedbacks à equipe


A alta performance está atrelada ao engajamento da equipe. E uma maneira de engajar os colaboradores é oferecendo a eles um feedback constante sobre a performance individual e coletiva.


Com base nos resultados apontados pelos indicadores de desempenho e no que você, gestor, tem observado no dia a dia, mostre para o time o que tem dado certo e quais pontos são necessários melhorar.


Essa é também uma oportunidade para alinhar expectativas e rever estratégias.


6. Reconheça e valorize os vendedores


O vendedor que se sente reconhecido e valorizado tende a se empenhar mais em suas funções para alcançar resultados cada vez melhores.


Uma maneira de você fazer isso é oferecer prêmios e recompensas relevantes quando as metas forem atingidas, como viagens e jantares, indo além das tradicionais comissões e bônus. 


Assim, com recompensas mais aspiracionais, a equipe ficará mais motivada e engajada.


7. Use a tecnologia como aliada


A tecnologia pode ser uma grande aliada na implementação da cultura de alta performance em vendas.


Com um bom software de CRM, por exemplo, os vendedores conseguem gerenciar melhor o funil de vendas, centralizar as informações estratégicas sobre os clientes e ter acesso a relatórios completos que vão direcionar melhor as tomadas de decisão.







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Perguntas frequentes

  • O que é um discador automático?
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  • O que é 0800?
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  • Para que tipos de empresa servem os 0800?
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  • O que é CRM?
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  • Para que tipos de empresa servem os disparos de SMS em massa?
    Os disparos de SMS em massa são úteis para empresas que desejam alcançar e engajar um grande número de clientes ou leads através de mensagens de texto. Eles são utilizados por empresas de varejo, serviços, eventos, saúde, entretenimento, educação, delivery e logística, entre outros, para enviar promoções, alertas, convites, lembretes e atualizações, melhorando o relacionamento com os clientes e impulsionando as vendas.
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  • Quais os benefícios da telefonia VOIP para minha empresa?
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  • Para que tipos de empresa serve a telefonia VOIP?
    A telefonia VoIP é útil para empresas de todos os tamanhos, oferecendo uma solução de comunicação flexível, escalável e econômica. É especialmente benéfica para pequenas empresas, empresas em crescimento, empresas com múltiplas filiais, funcionários remotos, centrais de atendimento, empresas internacionais e empresas com necessidades de mobilidade.
  • O que é URA reversa?
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  • Para que tipos de empresa serve a URA reversa?
    A URA reversa é uma ferramenta valiosa para empresas que lidam com um grande volume de chamadas e desejam melhorar a experiência do cliente. Isso inclui empresas de serviços financeiros, telecomunicações, varejo, suporte ao cliente, agências governamentais e muito mais.
  • Quais as vantagens do disparo de WhatsApp em massa para minha empresa?
    Além de ser uma opção mais econômica em comparação com outras estratégias de divulgação nas mídias sociais, o disparo pelo WhatsApp também atinge uma ampla audiência, considerando que 99% dos brasileiros que possuem acesso à internet utilizam o WhatsApp.
  • Para quais tipos de empresa servem os disparos de WhatsApp em massa?
    Os disparos de WhatsApp em massa são úteis para empresas que desejam alcançar e interagir com um grande número de clientes ou leads através do WhatsApp. Isso inclui empresas de varejo, serviços, eventos, saúde, entretenimento, educação, imobiliárias, restaurantes, entre outros. Essas empresas podem usar os disparos de WhatsApp para enviar promoções, atualizações, lembretes, confirmações, suporte ao cliente e informações importantes, facilitando o engajamento e o relacionamento com os clientes.

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